SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas de Marketing na Internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (ex. Google, Yahoo, MSN, etc…).

Basicamente, o SEM é dividido em duas categorias:

  • SEO, ou Search Engine Optimization, que visa a otimização de palavras-chave, de conteúdo, de links, fatores on e off page, otimização para redes sociais, organização da arquitetura do site, melhores práticas para uso de Javascript e Flash, onde até a usabilidade é um fator para otimização nas páginas de resultado (SERPs) dos buscadores . Posso dizer que o SEO é o carro chefe do SEM, representando um ganho de médio-longo prazo para o aumento de tráfego no site.
  • Links pagos, que podem ser de links patrocinados (como o sistema do Google, o Adwords) ou ainda inclusão paga. A área de links pagos é interessante por oferecer um modelo chamado PPC (Pay per click), ou seja, você paga proporcionalmente à quantidade de cliques que você recebe. Já na área de inclusão paga, o webmaster paga pela exibição do link do seu site, seja em um diretório ou em um site relacionado ao assunto. Comparado ao SEO, podemos ver a área de Links pagos, como um ganho de curto-médio prazo, sendo que ele fica praticamente estagnado em ganhos depois de muito tempo.

Busca Orgânica e Links Patrocinados

Uma SERP é composta por 2 (dois) conjuntos de resultados quando uma pesquisa é feita: os resultados de busca orgânica e os resultados pagos, os links patrocinados. Não é possível pagar ao Google para listar um site entre os resultados da busca orgânica, ao contrário dos links patrocinados, onde diversos sites concorrem pagando ao Google para aparecer:

Não é para toda busca que os resultados de Links Patrocinados aparecem acima da busca orgânica, na verdade, na maioria das buscas não se vê links patrocinados ali, somente na lateral, mas pode acontecer de não aparecer nem acima, nem ao lado da busca orgânica.

Para se obter um bom posicionamento na busca orgânica, um trabalho de SEO é a melhor ferramenta para um site. Nos resultados pagos, além de pagar, existem também diversos fatores que mudam o ranking.

Fonte: Agência Mestre

Deixar um comentário